top of page

A Todo Mundo Feliz e o meu filho são frutos de milagres!


Tenho o privilégio de fazer parte do início da Todo Mundo Feliz. Hoje atendemos 145 crianças da Comunidade de Tamarutaca em Santo André – São Paulo. Trabalhamos dando educação e assistência a crianças

provenientes de famílias de baixa renda, em situação de risco e vulnerabilidade social. A nossa luta diária é diminuir a situação de pobreza, falta de oportunidades e de empoderamento.


Como tudo começou... Eu e Marcelo nos casamos 6 meses após eu ter concluído a faculdade. Fiquei um tempo em casa, o que não tem muito a minha cara, por isso, conversando com uma amiga na igreja, que era envolvida em um projeto social, comecei a realizar um trabalho voluntário, dando um pouco do meu talento e da minha formação por meio de aulas de artes. Neste projeto conheci pessoas maravilhosas!


Surgiu a ideia. Por que não em nossa comunidade? Este envolvimento com as aulas de artes para as crianças carentes e com esta minha amiga, nos levou a pensar em iniciar um projeto social semelhante em nossa igreja (Igreja Metodista Livre em Mirandópolis), já que lá também tinha um trabalho dominical em uma comunidade com famílias de baixa renda. Foram inúmeras conversas, algumas pessoas se envolvendo e, finalmente, uma pesquisa na comunidade no ano de 2000.


Estava claro, nosso trabalho era necessário! Iniciamos uma turma de 15 crianças em 2001, contando com apoio dos irmãos da igreja que doaram alguns materiais, conseguimos levantar o valor mensal de R$2.000,00 na época para pagar uma educadora e uma servente.


Foi um ano foi desafiador.

ainda não nos conheciam, nem nós os conhecíamos direito. No ano seguinte passamos a atender 25 crianças ainda com esforços da igreja e amigos para manter o trabalho. Em 2003 esta querida amiga precisou nos deixar e seguir seu caminho e outra pessoa veio assumir sua função de Coordenadora Pedagógica. Para minha alegria, minha irmã veio trabalhar comigo ocupando este cargo e neste ano conseguimos contatos que nos levaram à conquista de um convênio com a Secretaria de Educação deste município, Santo André – SP.


Parecia um sonho este passo dado! Com este sonho tantos desafios, os quais nunca imaginávamos que viveríamos: Alvará de Bombeiros, Alvará de Funcionamento, desafios sem fim com a equipe que cresceu, já que o convênio foi para 50 crianças, ou seja, repentinamente dobramos de tamanho. Nosso trabalho inicialmente era mais caseiro, não tínhamos experiência e aos poucos fomos nos profissionalizando para realizar um atendimento de qualidade.


Vale a pena estar no centro da vontade de Deus! Neste tempo todo eu não tinha filhos, me dedicava quase que totalmente a este trabalho… é muito solitário este caminho… mas os frutos valem a pena! Como vale a pena estar no centro da vontade de Deus! Confesso que não esperava pelas dificuldades do caminho e que estas me mudaram profundamente. Tornei-me mais fechada, sempre precisando ter postura de coordenadora.

Hoje vejo que preciso ser eu mesma onde estiver, mas de fato cada papel que assumimos nos exige uma postura que nem sempre estamos preparados no momento, o que nos leva a amadurecer. Cresci muito enquanto mulher, mas não achava tempo para ser mãe e me dedicar a isto.


Para nossa felicidade o trabalho cresceu progressivamente

Em 2006, a entidade comprou um imóvel ao lado de Tamarutaca – a comunidade atendida. Em 2007 passou a atender as crianças neste local. Vale ressaltar que a entidade conseguiu juntar aproximadamente 45% do valor para compra do imóvel. Foi assim: certo dia dois dos diretores da entidade, Marcelo e Dawson, resolveram procurar imóveis no entorno da comunidade, chegaram em um com valor imperdível, R$150.000,00! Mesmo assim, era mais que o dobro do que a entidade possuía em reserva para este investimento, então começaram as campanhas… Outro diretor, Raul, conseguiu levantar uns 40% do valor com parceiros e a igreja. Uma empresa parceira contribuiu com o restante. De repente, pagamos a vista um imóvel ao lado da comunidade.


Só mesmo os milagres de Deus para coisas como estas acontecerem. Imóvel comprado em 2006. Seguimos neste local por 3 anos e, em 2010, iniciou-se a expansão do prédio da entidade. Tantos outros milagres! Recebemos apoio de diversas instituições: Fundação Salvador Arena, Pró Vida, Coop. de Santo André, Instituto Itaú Social, Citiesperança do Citibank, Dízimo na Tempo… Gratidão! Gratidão! Gratidão!

Certo dia estávamos orando pela construção e, de repente, a campainha tocou… atendemos… Era uma visita para conhecer a entidade, pois queriam investir em alguma associação da região. Quando fomos antender, esta pessoa era irmã de um funcionário do Itaú e aí começou a parceria com o Itaú Social.


Mais um milagre! Certa ocasião, quando estávamos no período de expansão, procurando um imóvel próximo à Todo Mundo Feliz, pois com a reforma não tínhamos mais espaço para a turma das crianças maiores, pois estas ficam meio período na entidade em atividades extra escolares e no outro período na escola da rede pública. De repente, nossa vizinha, Dona Cida, nos aborda com a pergunta: – O que estão fazendo passeando por aí? Respondemos: – Estamos procurando um imóvel para alugar! E para nossa surpresa ela retorna dizendo: – Quero alugar a parte de traz do meu terreno, não gostariam de ver? Então abrimos uma porta em nosso muro e as crianças tiveram um local para serem atendidas! Iniciamos o projeto de expansão do prédio da entidade em 2010.

São os milagres!!! Como nos alegra ver o agir de Deus! Ele nos colocou neste lugar e sempre tem suprido as necessidades da entidade, mesmo em tempos difíceis! Essa é a segurança que precisamos ter em Cristo!


Apresentação de Natal na Festa de Encerramento e Formatura da turma 2012[/caption]

Foram muitos os milagres e as bençãos, mas ainda faltava um. Bom… Depois de tantas coisas maravilhosas que Deus vinha realizando, me deparei com uma situação pessoal… Descobri que não podia ter filhos… Nada aparecia nos exames, mas não vinha nenhuma criança… Eu e o meu marido, Marcelo, sabíamos que seria no tempo de Deus, mas também percebemos com o tempo que teríamos que nos dedicar um pouco a esta área de nossas vidas… fomos então procurar um especialista, nesta época já estávamos casados há quase 15 anos.


Um caminho árduo! Este período foi difícil, pois tive que diminuir meu ritmo na Todo Mundo Feliz. Já contávamos com pessoas comprometidas o suficiente para este tempo que precisei estar às vezes presente e às vezes ausente… Encaramos um tratamento, o que não foi nada fácil… não encaro outro… Como é cansativo e desgastante!

Sem Deus à nossa frente, sem o Marcelo me apoiando tanto teria sido impossível! Ainda estou me recuperando em alguns aspectos desta fase…


Assim como a Todo Mundo Feliz nasceu de um milagre, o meu filho Daniel também! Para nossa alegria o Daniel chegou no dia 28 de outubro de 2014, nosso presente de Deus! Como nos alegra esta criança! Tão esperto, amoroso, divertido, inteligente e vivo!!!

Ser mãe é uma das experiências mais marcantes e únicas na vida de uma pessoa. Um filho muda toda a dinâmica e prioridades da família. As pessoas ao nosso redor mudam quando temos um filho… tudo muda!


O melhor caminho para ensinar hoje meu filho… Atualmente coordeno a Todo Mundo Feliz meio período e sou mãe no outro… Me encontro nesta fase, sendo mãe e coordenadora, amando minha família mais que tudo, mas também me dispondo na obra de Deus. Creio que precisamos nos dispor para servir sempre, não é saudável viver apenas no contexto de nossa família esquecendo que fazemos parte de uma Sociedade que precisa ser influenciada pelos valores e princípios cristãos e acredito que este seja o melhor caminho para ensinar hoje meu filho de que o Senhor nos deu o mandamento de amá-lo sobre todas as coisas e ao nosso próximo como a nós mesmos.

Gostou? Compartilhe.




Érica Nogueira Freitas da Silva é Coordenadora Geral da Entidade Social Todo Mundo Feliz e Arte Educadora, formada em Artes Plásticas e Teologia, com Especialização em Arte Educação, Aconselhamento Bíblico e Gestão de Pessoas. Casada com Marcelo e mãe de Daniel.


5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page