top of page

Musicalização e criatividade para as crianças!

A professora de musicalização infantil Debora Munhoz fez um vídeo especial de brincadeira com as mãos. Além da diversão, pode trazer vários benefícios às crianças como: atenção, concentração, coordenação motora, ritmo, socialização, percepção auditiva em relação aos timbres de instrumentos musicais e de animais.


Como surgiu a ideia da brincadeira com as mãos? A canção “Pom-pom-pom” é uma brincadeira de mão que é uma história cantada a qual as crianças demonstram muito interesse, pois é gestual e apresenta elementos surpresa (personagem “Dona Mariquinha”) item que atrai as crianças pequenas. Além do personagem da música, achei interessante colocar o nome do Vitor na história (assim ela irá interagir ainda mais) e outros elementos surpresas como: chocalho (instrumentos musicais), fotos de familiares para a criança reconhecer, animais (tema que toda criança curte e ainda podemos trabalhar com o timbre de cada bichinho).

Qual a faixa etária que pode participar?

Especialmente crianças de 0 a 6 anos. Obviamente o movimento de mão é difícil para crianças abaixo de 3 anos, então o professor poderá facilitar. É importante ser flexível enquanto está interagindo com a criança.

Até quantas crianças podem brincar juntas? É uma brincadeira que poderá ser feita por muitas crianças. Se a sala for muito cheia de crianças, o professor não precisa cantar o nome de cada criança, mas poderá tirar da caixa vários elementos surpresas para elas interagirem.

Que tipo de benefícios traz à criança? Atenção, concentração, coordenação motora, ritmo, socialização, percepção auditiva em relação aos timbres de instrumentos musicais e de animais.


Conheça mais do trabalho da Debora em sua fanpange: www.facebook.com/cantinhomusicalprofDebora/

Gostou? Compartilhe.


Débora Munhoz Barboni, mãe de Ana Beatriz, 7 anos, é professora de musicalização infantil. Formada em Música e Artes e Pós-graduação em Psicopedagogia e Educação Infantil. Atualmente trabalha no Colégio Visconde de Porto Seguro em São Paulo/Capital.

4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page